NOSSA SENHORA APARECIDA
Rainha e padroeira do Brasil
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj22zl4T-EUsawEDCNEw1-WW9t8Mv10eWb-rIbrvMKt1sSInu0vI-LbpoXOCkz0uwEZbnDC0-yYWsILhAsYiHTnQLLpo5zNsVVJV3PrynSSfx32xjAMEat9nv8ChW2vbI2d2sMbLktPsRQ/s200/3034nossa_senhora_aparecida_sem_fundo_cortada.gif)
1980 (oficial)Venerada pela> Igreja Católica
Principal igreja> Santuário Nacional, Aparecida, SP, Brasil
Festa litúrgica> 12 de outubro
Atribuições> Pesca milagrosa
Padroeira de> do Brasil, das grávidas e recém-nascidos, rios e mares, do ouro, do mel, da beleza, dos rodeios e dos peões.
Polêmicas Atentado de 1978> Chute na santa
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil.
Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.
SANTA LUZIA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmflxbqyEhgAnmlvGnN4IHIVH7d7stSeU_yHAl09yqNF8rckYSOV8ikKC5zVZoUW03xs7dSGmWc5-OGptHq-irKZVx2HE7HokfuGoYkhLPB1248mKzp5GwUBPXFk8_oSVbqhpi74xQhzg/s200/ob_a8897e_4eefa-santalucia-ctv1252812529.gif)
Santa Lúcia de Siracusa / Santa Luzia
Nascimento 283 em Sicília
Morte 13 de dezembro de 304 em Siracusa
Veneração por Igreja Católica
Religiões Afro-Brasileiras
Festa litúrgica 13 de dezembro
Atribuições Olhos sobre um prato
Padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão.
SANTA RITA DE CÁSSIA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQjKbGxLE7GEqeG_LsQreS2Z3xbKJ57nu6z31QJ9nH9o2rcECTTc2LrR3QsvTwO8nXZAgeMObuBqOxz5I64bH3_QXcPszRdPbVYdlbIy3Ss1FDdZboMQKj12taZoIgpLtiikzTph0snxA/s200/662641_santarita.png)
Nascimento: 1381, Roccaporena, Itália
Falecimento: 22 de maio de 1457, Cássia, Itália
Nacionalidade: Italiano
Sepultamento: Basilica of Saint Rita of Cascia, Cássia, Itália
Filhos: Giangiacomo Antonio Mancini, Paulo Maria Mancini
Pais: Amata Ferri, Antonio Lotti
Foi uma pessoa de muita fé e que salvou da peste o cunhado apenas pela oração. Seu marido foi assassinado e seus filhos desejaram vingar-se de sua morte, mas Rita disse que preferia ver seus filhos morrer a "derramar mais sangue".
SANTA EDVIRGES
Nascimento> 1174 em Andechs, Baviera, Sacro Império Romano-Germânico
Morte> 15 de outubro de 1243 (69 anos) em Trzebnica, Silésia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-kFSb1el4e7q7A0UYr9Zfr-QrrZGQdQ-7PDVuUUH8CTE6r9bqvn2htGKK0_PB8mrLWR5PhDtO-8xoY9fTC9uW96ahl8CGFJj1f3MQ3M-P7HqyXXfqOZzEb_bN2BKRcMFnk9cCaxNZZdY/s200/cropped-santa-edwiges.png)
Canonização> 26 de março de 1267, Roma por Papa Clemente IV
Festa litúrgica> 16 de Outubro
Padroeira Alemanha,dos endividados
Edviges da Silésia ou Edviges de Andechs é uma santa da Igreja Católica. Na Polônia, é conhecida como Jadwiga Śląska.
Depois da morte do marido e dos filhos, passou a residir no mosteiro onde sua filha era abadessa e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja Católica em 1267.
O dia 16 de outubro é dedicado a Santa Edviges, popularmente conhecida como protetora dos pobres e endividados.
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS
Nascimento> 2 de janeiro de 1873 em Alençon, Orne, França
Morte> 30 de setembro de 1897 (24 anos) em Lisieux, Calvados, França
Veneração por> Igreja Católica
Beatificação>> 29 de abril de 1923 por Papa Pio XI
Canonização> 17 de maio de 1925 por Papa Pio XI
Principal templo> Basílica de Santa Teresa de Lisieux, França
Festa litúrgica> 1 de outubro
Atribuições> Rosas
Padroeira Missionários católicos; França; Rússia; doentes de AIDS; floristas e jardineiros; contra perda dos pais; doentes de tuberculose; Russicum
Teresa de Lisieux, conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, foi uma freira carmelita descalça francesa conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos e religiosos em geral por seu "jeito prático e simples de abordar a vida espiritual". Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja. O papa Pio X chamou-a de "a maior entre os santos modernos".
Doutora da Igreja
SANTA BÁRBARA
Retrato do século XVIII por Vieira Lusitano.
Grande Mártir e Santa auxiliar
Nascimento c. 280 em Nicomédia (atual Izmit, Turquia)
Morte c. 317 (37 anos) em Nicomédia
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUYvIYPS7RrWbiajjJi14dmg-tNMsDskgZFlPKeBj-Ea55u2xXgZlPPXmyVzWU_WddxEg_eP_Q0LV6c1CrW-mFtuO-IXG9tkXKweqhl9QZCRMhuFSwMYET9VwruplADLkq2jb67Fw_vkI/s320/oie_transparent+%25284%2529.png)
Festa litúrgica 4 de dezembro
Padroeira dos artilheiros, mineiros e dos que lidam com Fogo (Bombeiros); contra tempestades, raios e trovões
Bárbara de Nicomédia (Nicomédia, c. 280 - Nicomédia, c. 317) foi uma virgem mártir do século III comemorada como santa cristã na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa. Em Portugal e no Brasil, tornou-se popular a devoção à Santa Bárbara, invocada como protetora por ocasião de tempestades, raios e trovões.
Ela é comemorada no dia 4 de dezembro de cada ano.
Debaixo de um impulso e fúria, e obedecendo a suas tradições romanas, Dióscoro denunciou a própria filha ao prefeito Martiniano que a mandou torturar numa tentativa de a fazer renunciar sua fé, fato que não aconteceu. Assim, Márcio condenou-a à morte por degolação".
Durante sua tortura em praça pública, uma jovem cristã de nome Juliana denunciou os nomes dos carrascos, e imediatamente foi presa e entregue à morte juntamente com Bárbara.
Ambas foram levadas pelas ruas de Nicomédia por entre os gritos de raiva da multidão. Bárbara teve os "seios cortados, depois foi conduzida para fora da cidade onde o seu próprio pai a executou, degolando-a. Quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão, um imenso trovão estrondou pelos ares fazendo tremer os céus. Um relâmpago flamejou pelos ares e atravessando o céu fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro.
SANTA CECILIA
Virgem e Mártir
Morte> em Sicília
Principal templo> Santa Cecilia in Trastevere
Festa litúrgica> 22 de novembro
Atribuições> Flauta, órgão, rosas, violino, harpa, cravo e canto
Padroeira músicos, música sacra, poetas da Sicilia e do Haiti.
Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos e da música sacra, pois consta que ao morrer ela teria cantado a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas sobre sua existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília. Santa Cecília é a santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma (nenhuma outra santa conseguiu tal feito) e é uma das santas mais veneradas da Idade Média, além de ser a primeira santa encontrada com corpo incorrupto, no ano de 1599, mesmo depois de tantos séculos. Uma estátua de seu corpo que não se decompôs com a força do tempo foi feito por Stefano Maderno (1566-1636).
NOSSA SENHORA DAS LÁGRIMAS
Virgem das Lágrimas / Virgem Dolorosíssima
Instituição da festa> 1932
Venerada pela> Igreja Católica
Principal igreja> Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas (Campinas, Brasil)
Festa litúrgica> 8 de março
Atribuições> Devoção da Coroa (ou Terço) de Nossa Senhora das Lágrimas
Padroeira de> Campinas, Brasil
De Espanha para o Brasil
De seu nome de batismo Amália Aguirre, a futura religiosa missionária nasceu em Riós, junto à fronteira Espanha-Portugal, na comunidade autónoma da Galiza, a 22 de julho de 1901. Pertenceu a uma família antiga, de longa tradição cristã, e seus pais eram admirados pela santidade de costumes, fervorosa piedade e sua inesgotável caridade para com o próximo. Contudo, as circunstâncias econômicas e os desígnios de Deus obrigaram-nos a deixar a Espanha e rumar para o Brasil, cuja língua (o português) lhes era conhecida e permitia comunicar e trabalhar sem dificuldades. Primeiramente estiveram no Estado da Bahia, mas pouco depois se mudaram para o Estado de São Paulo tendo fixado residência na cidade de Campinas.
NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
Venerada pela> Igreja Católica
Religiões Afro-Brasileiras
(na Bahia e no Rio Grande do Sul)
Festa litúrgica>> 2 de fevereiroNossa Senhora dos Navegantes é um título
dado a Mãe de Jesus, Maria.
A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes
têm início no século XV, com a navegação dos europeus,
especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam
pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem
aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades
e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário